Maat Saxophone Quartet
O Maat Saxophone Quartet é um ensemble holandês/português, sediado em Amesterdão, Holanda.
Este agrupamento venceu mais prestigiado concurso de música clássica em Portugal “Prémio Jovens Músicos” (2018) e do “Dutch Classical Talent Award em 2022”.
Desde a sua estreia (2018), como alunos da classe de saxofone de Arno Bornkamp, no Conservatorium van Amsterdam, o Maat tem-se interessado pelo trabalho em novas músicas e pela colaboração com compositores. O ensemble encomendou mais de 10 novas obras para saxofone a compositores como Nuno Lobo, Arnold Marinissen ou Kaveh Vares.
Em abril de 2020 lançaram o seu primeiro CD “Ciudades” para a editora 7 Mountains Records Amsterdam. Sobre esse trabalho de estreia, a revista “De Luister” comentou: “podemos ser breves sobre o trabalho dos Maat: promissor, diabolicamente bom e celestialmente contagiante em todas as obras”.
Na temporada 2022/2023, os Maat vão colaborar com a companhia de teatro AYA Dans- e com o coreógrafo Wies Bloemen, produzindo o espetáculo para crianças WILD 6+, com composições originais do compositor iraniano Kaveh Vares.
Paralelamente, os Maat farão uma digressão pela Áustria como parte da produção Triolino, juntamente com a Jeunesse Musik Erleben.
Em 2023, os Maat lançarão o seu segundo CD Renascer com o guitarrista português António Carlos Costa, sobre a música tradicional do Fado da cidade de Coimbra. O CD será gravado para a editora 7 Mountains Records Amsterdam.