Rafael Toral / Space Quartet

 

Rafael Toral (Lisboa, 1967) tem-se intrigado pelo potencial do som e pelas funções da música desde adolescente. Enquanto compositor, músico e produtor esteve envolvido, em diferentes fases da sua vida, nas culturas de Rock, Ambient, Contemporânea, Electrónica e Jazz.
No início dos anos 1990 criou uma síntese de Ambient e Rock, gravando álbuns aclamados internacionalmente como Wave Field (Drag City, 1995) ou Violence of Discovery and Calm of Acceptance (Touch, 2001) e tendo sido considerado pelo Chicago Reader “um dos guitarristas mais dotados e inovadores da década”. Nesse período também produziu vídeo e instalações. Nos anos 2000, numa mudança radical lançou o “Space Program”, projecto em que ao longo de quinze anos desenvolveu uma abordagem à música electrónica enraizada no pós-free jazz, enfatizando o gesto físico e critérios humanos de decisão sobre fraseado, silêncio e swing. Destaca-se desta abordagem o projecto Space Quartet.
Em 2018 entra numa terceira fase em que retoma contacto com a guitarra e ambiciona uma nova síntese, abarcando mais passado e mais futuro, materializada pela primeira vez em Spectral Evolution (2023).
Em variadas colaborações ou a solo tem-se apresentado ao vivo nos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália. Vive nas montanhas do centro de Portugal.

Discos