Adriana Miki
Nascida no Brasil, em São Paulo, no seio de uma família cujas origens remontam ao Japão, a cantora Adriana Miki, vive atualmente em Portugal. Desde muito jovem sentiu-se irresistivelmente atraída pela música. A dada altura, a cantora conta que ainda nem andava quando a música começou a fazer parte da sua vida.
O lançamento 1.º CD, Sashimiki, com selo da editora americana Apria Records, foi acompanhado por uma minidigressão, através de alguns conceituados clubes de Jazz em Nova Iorque e New Jersey. Entretanto, a artista assinou um contrato com a editora holandesa CRS, para distribuição do CD Sashimiki na Europa.
O regresso aos discos deu-se em 2012 com Mulata de Arroz, no qual é acompanhada por Paulo Barros (saxofone) e Desidério Lázaro (clarinete) e Sérgio Crestana (baixo) e o Joel Silva (bateria).
Segundo o website especializado jazz.pt, Miki é dona de uma “uma voz autêntica (mas nem por isso menos sofisticada) e fluida e um timbre apurado. A cantora, navega com igual à-vontade pelos territórios do jazz, do samba e da bossa-nova, construindo uma identidade vocal particular, que a distancia de outras cantoras.