Eduardo Raon, Luís Figueiredo, João Hasselberg + Pedro Melo Alves
Em dezembro de 2017, com o apoio da embaixada portuguesa na Dinamarca, reuniram-se em Copenhaga os músicos Eduardo Raon, Luís Figueiredo e João Hasselberg para uma residência artística de cinco dias no Koncertkirke, culminando num concerto no mesmo local.
Todas as sessões desta residência artística foram gravadas, bem como o concerto final. Depois, foram selecionados os momentos mais significativos para edição. O fonograma resultante, “This Was What Will Be”, foi publicado em 2020 pela mão da Tiny Hedgehog Records.
Desde então, o trio continuou a afirmar-se como um espaço de exploração sonora, onde a improvisação desempenha um papel fundamental, ora aparecendo em torno de pequenas ideias musicais pré-existentes, ora surgindo de forma completamente livre. Para além dos instrumentos tocados (harpa, piano, contrabaixo), a eletrónica é um elemento central e unificador do trio.
Para este segundo volume, intitulado “Text of Sound”, o ensemble decidiu acolher um novo elemento, um instrumentista de créditos provados na cena da improvisação nacional e internacional: Pedro Melo Alves. Desta forma, alargou-se a paleta de possibilidades tímbricas e saiu enriquecida a interação dentro do ensemble.
O quarteto esteve em residência artística no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova (Cidade Criativa da Música – Rede de Cidades Criativas da UNESCO) em Abril e Maio de 2023.
Essa residência e o respetivo concerto final foram registados e desse registo resultou a seleção de faixas que compõem o registo fonográfico “Text of Sound”, editado em Outubro de 2023 pela Roda Music.