João Casimiro Almeida

 

João Casimiro Almeida é um dos mais conceituados pianistas portugueses da sua geração, com uma vasta e reconhecida experiência musical.

Tem um repertório extenso e versátil, tocando frequentemente tanto a solo como em música de câmara, da música barroca à contemporânea. João apresenta-se com frequência nas mais conceituadas salas de concerto do país, como a Casa da Música no Porto, o Centro Cultural de Belém e a Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, e também mantendo uma agenda internacional em países como Espanha, França, Áustria, Polónia, Noruega ou Coreia do Sul.
João foi premiado por diversas vezes, sendo de destacar um 1º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão, nos Prémios David Russell em Vigo e no Concurso Internacional Paços Premium.
A sua agenda recente inclui concertos com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, música de câmara com o Ensemble Orchestral Contemporain de Lyon, Remix Ensemble, ou Sond’Ar-te Electric Ensemble, bem como recitais a solo por todo o país.
Durante a sua carreira e estudos teve oportunidade de trabalhar com vários músicos que contribuíram para o seu enriquecimento musical e pianístico, entre os quais os pianistas Michel Dalberto, Madalena Soveral, Maria Belooussova e Guigla Katsarava, bem como colaborar com os maestros Bruno Mantovani, Pedro Neves e Peter Rundel. Trabalhou também com importantes compositores da esfera musical atual, como Beat Furrer, Clara Iannotta, Frédéric Durieux, Inés Badalo, Joanna Bailie, Justina Repeckaite e Simon-Steen Andersen, entre outros.

Como pianista do ensemble ars ad hoc, João Casimiro mantém presença regular nos mais importantes festivais de música do país, bem como uma residência na Fundação Serralves, com vários concertos por ano na sala de concertos portuense.
João concluiu a Licenciatura em Piano na ESMAE, no Porto, e o Mestrado em Performance de Piano no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris.

Discos