João Frade
João Frade nasceu em abril de 1983 na cidade de Albufeira.
Desde tenra idade que demonstrou uma enorme aptidão e sensibilidade musical levando a que tivesse ingressado na escola ETAC a cargo do professor Hermenegildo Guerreiro. Durante esse período foi galardoado com inúmeros prémios a nível nacional e internacional, participando nos mais variados eventos artísticos.
No ano de 2002 ingressa no CNIMA em França, uma das mais renomeadas escolas especializadas no ensino de acordeão em todo o mundo, aí faz contacto com músicos de todo o mundo e vence os mais importantes prémios a nível mundial no mesmo ano. O músico conta ainda com distinções como o prémio Terras de Loulé, Primus Inter-Pares e ainda a medalha de mérito “grau ouro” do Município de Albufeira.
De regresso a Portugal começa a desenvolver projetos próprios e a trabalhar como side man, compositor, arranjador e produtor. Em 2009 começa a frequentar a licenciatura “ramo” Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa.
Grava e lança o seu primeiro disco em duo com o prestigiado multi-instrumentista Munir Hossn em 2013 o qual se intitula “Piriquitos e Botonetes” fruto de um trabalho de pesquisa e criação de uma nova visão musical sobre a música do sul de Portugal e a Chula do Recôncavo Baiano no Brasil. Após esta pesquisa que culminou com o lançamento de um disco João Frade começa a desenhar uma forma muito própria de estar na musica portuguesa, a qual designa de “Música Portuguesa Criativa” e consiste numa fusão de ritmos tradicionais das regiões mais a sul do pais e não só, com melodias e ritmos do mediterrâneo e com o Jazz norte americano.
Recentemente lançou o seu disco homónimo em colaboração com os artistas Michael Olivera e Munir Hossn, disco solo “Solilóquio” e o dueto com o Violinista João Silva o qual irá ser lançado em disco durante o ano de 2021 e que dá por nome “Lugares”.