José Salgueiro
José Salgueiro é percussionista, baterista e trompetista português. Começou os seus estudos na Academia dos Amadores de Música e deu-lhes continuidade no Conservatório Nacional e Hot Clube de Portugal.
No seu percurso académico destacam-se ainda os estudos, no final da década de 80, de teoria da improvisação (bateria e trompete) no Tallers de Musics, em Barcelona. Estudou também com, entre outros, Max Roach, Billy Hart, Ron Maclure, David Liebman, Richard Beirach, Paulo Motian.
Fez parte dos Trovante, entre 1983 e 1991. Durante o seu percurso artístico tocou e gravou ainda com nomes como Sérgio Godinho, Zeca Afonso, José Mário Branco, Rui Veloso, Resistência, Pedro Burmester, Camané, Vitorino Salomé, Janita Salomé, Mário Delgado, Filipa Pais ou Pedro Jóia. Fez várias digressões internacionais com Maria João, Mário Laginha, Carlos Bica e José Peixoto. Integrou ainda o grupo Cal Viva.
Entretanto, participou também em projetos como Gaiteiros de Lisboa e tocou com Bernardo Sassetti, Carlos Barretto, João Paulo Esteves da Silva, Paulo Ribeiro, António Pinho Vargas, Perico Sumbeat, Carlos Martins, Carlos Bica, José Peixoto, Carlos Zíngaro, Rui Júnior ou do duo Maria João e Mário Laginha.
José Salgueiro é co-fundador do projeto Tim Tim Por Tim Tum e produtor de vários trabalhos musicais, abrangendo áreas diversas como a pop, o jazz, a música tradicional ou infantil.
Em 1998 concebeu, a partir de um convite da Expo’98, o espectáculo “Adufe”, apresentado em Portugal e no estrangeiro.
Em Março de 2001, integrou o Quinteto de Wayne Shorter, num espectáculo integrado na programação de Jazz do Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.
Em 2008, retoma o projeto ADUF, em parceria com José Peixoto e Maria Berasarte, com um registo áudio editado em 2010 pela editora Adufmusica da qual é fundador.
Toca atualmente com Lokomotiv de Carlos Barretto e El Fad de José Peixoto.