Skip to content
Catálogo Edições Fonográficas Fundação GDA
  • Discos
  • Artistas
  • Sobre

chica

Francisca Ribeiro, 26 anos, nasceu no Minho, onde estudou na Academia de Música de Viana do Castelo. Mais tarde migrou para Lisboa e licenciou-se em Ciência Política na FCSH, iniciando mais tarde uma formação em Produção Musical na World Academy.
Em 2020 lança Brincar com o cão, o seu primeiro single como chica, onde começa a esboçar as fundações do seu projeto a solo, surgindo da implosão política e pessoal que viria a cair no seu lugar mais natural: a canção. O single recebeu uma menção honrosa nos Novos Talentos FNAC de 2021 e foi vencedor do concurso de obras artísticas de intervenção Cantar Abril em 2024, uma iniciativa do Gerador com a Câmara Municipal de Almada.
O seu EP Cada Qual no seu Buraco chega em 2022, escrito e pensado à sombra do
desencantamento de quando se bate com o nariz na porta da vida adulta. Trabalhado em banda, gravado em live-take e produzido com Luís Severo, a sonoridade deste disco movimenta-se entre os sons do folk, anti-folk e jazz e o seu elemento principal é o diálogo: desde as letras que pretendem ser ouvidas no lugar de amigo, à sonoridade construída sobre uma troca de géneros e abordagens.
Ao longo dos últimos três anos, Cada Qual no seu Buraco foi tocado e ouvido em mais de 40 concertos de norte a sul do país, em salas como a ZdB e o Maus Hábitos e festivais como o MIL e o MUMA – Faial.
Em 2023, foi selecionada, juntamente com Bá Álvares, para a residência Particular
Universal organizada pela OUT.RA em Castro Marim. Para além do trabalho a solo,
Francisca Ribeiro está envolvida em vários projetos musicais: participou no LP coletivo Outras Maneiras (2021) e é atualmente guitarrista em Vaiapraia e bbb hairdryer.

  • Cada Qual no seu Buraco
2025 © FUNDAÇÃO GDA
FUNDAÇÃO GDA