A GDA e a Fundação GDA têm vindo a desenvolver uma atividade contínua de apoio à edição de novas obras fonográficas, através da promoção dos seus concursos de apoio à Edição Fonográfica de Intérprete, dos apoios ao prémio Jovens Músicos e outros apoios pontuais que, de modo consistente, contribuem para a dinamização do universo musical português.

O balanço da atividade desenvolvida, que levou à criação de várias centenas de obras de um número muito significativo de artistas e grupos nacionais, resulta na materialização do projeto do Catálogo das Edições Fonográficas, uma compilação das edições fonográficas apoiadas pela GDA e pela Fundação GDA. 
Pretende-se com este processo de pesquisa, de recolha de informação e investigação associados à catalogação das obras, à sua listagem e enquadramento, ao trabalho editorial e à sua divulgação pública, disponibilizar um serviço, antes demais, aos próprios artistas, os quais são o fundamento último da missão da Fundação GDA.

Pretende-se, ainda, criar um arquivo com sentido histórico e um instrumento de trabalho que possa servir fins pedagógicos, académicos e de análise e investigação para quem se debruça sobre estas matérias. Nesse sentido, o catálogo será sistematicamente atualizado à medida que novas obras forem sendo criadas e editadas.

A conceção inicial deste projeto esteve a cargo do jornalista e consultor Nuno Galopim, tendo vindo a ser desenvolvido e redesenhado pela equipa da Fundação GDA.