Nascido a 21 de novembro de 1987, em Portalegre, Ricardo Gordo é licenciado em Guitarra Portuguesa e o primeiro Mestre em Ensino de Música, variante Guitarra Portuguesa pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. Atualmente a frequentar a licenciatura em Guitarra Jazz na Universidade de Évora.
Lecionou na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa até se dedicar inteiramente à carreira artística, na qual já editou e produziu vários álbuns, a solo ou em colaboração, com artistas como Maiden United, Dennis Stratton, Moonspell, Dulce Pontes, Stereossauro, Beatbombers, Secret Lie e muitos outros.
Embora tenha começado pela guitarra elétrica, Ricardo Gordo é hoje considerado um “novo valor da guitarra Portuguesa”, ora pelo diálogo improvável desta com sonoridades experimentais, ora pela sua mestria como executante.
Além dos supra citados, Ricardo Gordo já associou a sua sonoridade a artistas como: Eneida Marta, The Legendary Tigerman, Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, Rui Reininho, DJ Ride, Chullage, Dino Santiago, Ana Moura, Gisela João, Slow J, Capicua, José Cid, entre muitos outros.
O desafio deste colecionador de experiências e emoções é o de sempre: procurar a sua sonoridade (eventualmente em novos alter-egos e heterónimos musicais), quebrar preconceitos e tocar aquilo que sente… seja numa guitarra elétrica, seja na guitarra portuguesa.
