Skip to content
Catálogo Edições Fonográficas Fundação GDA
  • Discos
  • Artistas
  • Sobre

Anabela

Anabela Braz Pires é uma cantora e atriz mais conhecida pelo seu primeiro nome, Anabela.
Tornou-se conhecida do grande público por ter representado Portugal no Festival Eurovisão da Canção, pelos seus trabalhos como cantora a solo e também pelas mais variadas peças que protagonizou no teatro musical, colaborando com o encenador Filipe La Féria.
Começou a cantar com 8 anos de idade, participando em vários festivais infantis e juvenis. Com 11 anos, lança o seu primeiro single intitulado Rock do Amor.

Em 1989, com 12 anos, representou Portugal no Festival Internacional da UNICEF, conquistando o segundo lugar e recebendo o Danny Kaye Award pela Melhor Interpretação com a canção “Nova Mensagem de Amor”. No mesmo ano venceu a Grande Noite do Fado.
Em 1991 participou no Festival Internacional da Canção de Sopot, na Polónia. Lançou os seus primeiros álbuns, em 1991 e 1992, denominados Anabela e Encanto. Em Julho de 1992 participou no Festival CESME realizado na Turquia.
Em 1993, aos 16 anos, venceu o Festival RTP da Canção e representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1993, em Millstreet, na Irlanda; com a canção “A cidade (até ser dia)”, o primeiro single do seu terceiro álbum, com o mesmo nome. Foi uma das canções mais ouvidas nas rádios portuguesas nesse ano.

O seu quarto álbum, lançado em 1996, chama-se Primeiras Águas. A música de maior sucesso foi “Avenidas” da autoria de Clara Pinto Correia e Rui Veloso. Nesse ano, começou a sua colaboração com Filipe La Feria, participando no musical infantil Jasmim ou o Sonho do Cinema de Filipe La Féria.
Em 2000 colaborou com o músico galego Carlos Núñez em quatro faixas do álbum Maio Longo, lançado pelo músico; e participou na digressão internacional, que durou dois anos e meio. Em 2002, foi dirigida por La Féria, interpretou a protagonista Eliza Doolittle na versão portuguesa de My Fair Lady.
Anabela manteve, nos anos seguintes, a colaboração com La Féria e a gravar música e continuou a gravar música.

DISCOGRAFIA
Anabela (1991)
Encanto (1992)
A Cidade (Até Ser Dia) (1993)
Primeiras Águas (1996)
Origens (1998)
Aether (2005)
Encontro (2006) (dueto com o tenor Carlos Guilherme)
Nós (2010)
Casa Alegre (2015)

  • Casa Alegre
2025 © FUNDAÇÃO GDA
FUNDAÇÃO GDA