Apaixonada pelo Fado, LINA_ mergulhou nas casas de fado, que se tornaram o seu palco natural. Gravou inicialmente os álbuns Carolina e EnCantado sob o nome de Carolina, editados pela Sony Music.
Devota admiradora de Amália Rodrigues, LINA_ afirmou-se como uma das maiores intérpretes da sua obra. Esta devoção ganhou nova vida em Lina_Raül Refree, um projeto inovador em que a sua voz se entrelaçou com a arte do premiado produtor catalão Raül Refree. Esta colaboração trouxe o fado para um espaço arrojado e contemporâneo, mantendo a sua essência comovente.
Aperfeiçoando a sua arte ao longo dos anos durante a sua residência no Clube de Fado, LINA_ dominou a intensidade dramática que o fado exige, misturando-a com a reinvenção criativa que só os verdadeiros artistas conseguem. Esta abordagem valeu a Lina_Raül Refree uma aclamação generalizada, tendo-lhe sido atribuídos prestigiados prémios e nomeações, incluindo uma nomeação para os Music Moves Europe Talent Awards, uma vitória no Preis Der Deutschen Schallplattenkritik e o Coup de Cœur 2020 do Prix de L’Académie Charles Cros, entre outros.
Para além do reconhecimento da crítica, LINA_ tem cativado o público internacional, actuando em palcos e festivais de renome como a Fondation Cartier, Mitsubishi Electric Hall, Eurosonic e La Mar de Músicas, entre muitos outros, numa extensa digressão.
Em janeiro de 2024, LINA_ lançou o seu último álbum, Fado Camões, um projeto inovador que entrelaça o fado com a poesia de Luís Vaz de Camões. Produzido pelo músico britânico Justin Adams (Robert Plant, Tinariwen), com arranjos de John Baggott (Portishead, Massive Attack), o álbum tem sido amplamente elogiado pela sua abordagem espaçosa e contemporânea do fado. O Fado Camões recebeu um prestigiado reconhecimento internacional, tendo ganho o prémio de Melhor Disco Europeu para 2023/2024 pela Transglobal World Music Chart e ocupando o 3º lugar no seu Top 100 Records para 2023/2024.