Matilde Cid, nasceu em Lisboa, em 1983. Viveu os seus primeiros anos em Mafra, mais tarde a família mudou-se para Estremoz e, em 1992, para Macau, onde viveu por 6 anos. De regresso a Portugal, começou a cantar fado em Estremoz, no Até Jazz Café. Nos anos de faculdade, em Évora foi fadista residente da casa de fado Bota Alta.
Em 2008, mudou-se para Lisboa e integrou o elenco da Casa da Mariquinhas, propriedade de Maria João Quadros. Em Novembro de 2014, João Braga convidou-a para participar no seu concerto no Teatro São Luiz, onde a apresentou como uma das novas vozes do fado a não perder de vista. Em 2016 realizou o seu primeiro concerto a solo, no Pequeno Auditório do CCB — Centro Cultural de Belém. Em 2016, foi convidada a integrar o elenco do musical de fado Once in fado, que se realizou no Village Underground de Londres.
Em 2019 editou o seu primeiro álbum, Puro, produzido por Diogo Clemente, editado pelo Museu do Fado e nomeado na categoria de melhor Álbum de Fado dos prémios PLAY.
O segundo álbum, Desassossego, foi lançado em 2023.
