O projeto nasceu em 2011, na Escola Superior de Música de Lisboa, em ocasião do recital final da licenciatura em música Jazz, de Francesco Valente. A seguir, a formação começou a atuar em Lisboa em vários lugares onde existe uma programação semanal de Jazz nacional e internacional, começando a atuar também no contexto dos festivais (Douro Jazz Festival, Sintoma Jazz Festival, Festival Cinema Italiano, Volvo Ocean Race, Out Jazz, Serões da Nova com David Murray etc.
A formação, conta atualmente com a colaboração de: Miguel Moreira (Bateria); Diogo Vida (Piano); Francesco Valente (Contrabaixo); Johannes Krieger (Trompete); João Capinha (Sax, Flauta).
O Quinteto propõe um jazz moderno e fusão entre música mediterrânea, clássica e ritmos latino-americanos/africanos. O objetivo é o de juntar uma matriz original à linguagem da música improvisata e jazzística. O ensemble lançou os seguintes discos:
“Maloca” 2013. O álbum foi editado pela label americana Art Of Life Records, que o disponibiliza em formato digital na sua página e em várias lojas online (Itunes, Spotify etc.). Link: http://www.artofliferecords.com/maloca.html. O disco é distribuído em formato físico nas lojas em Portugal, com a distribuição da casa discográfica Ponto Zurca (http://www.pontozurca.pt).
“Piedra Solar” 2014. O álbum foi editado pela label portuguesa Sintoma Records, que o disponibiliza em formato digital na sua página. Link: https://sintomarecordsmusic.bandcamp.com/album/mofrancesco-quintettopiedra-solar “Kucheza”2016. O álbum foi editado pela label portuguesa Sintoma Records, que o disponibiliza em formato digital na sua página. Link: https://sintomarecordsmusic.bandcamp.com/album/mofrancesco-quintettokucheza
