Doutorada em Música e Musicologia, ramo de Interpretação, pela Universidade de Évora, a soprano Tânia Valente divide a sua carreira artística com a de docente na Escola de Música do Conservatório Nacional e de investigadora no CESEM-NOVA/FCSH e CET-FLUL. Fez os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa (curso complementar de Canto Gregoriano) e na Escola Superior de Música de Lisboa (Licenciatura em Canto). É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas: Estudos Ingleses e Alemães (FLUL). Detém o grau de LGSM (Licenciate by the Guildhall School of Music and Drama) obtido através do Trinity College. Estudou canto com Helena Afonso, Ana Paula Russo, Marina Ferreira, Luís Madureira, Elsa Saque, Ana Ester Neves, Lúcia Lemos e Elvira Ferreira. Frequentou ainda Masterclasses com Jeanette-Fávaro Reuter e Walter Moore (ESML), Mara Zampieri (EMCN), Tom Krause (FCG), Enza Ferrari, Ivonne Minton, Elsa Saque, José de Oliveira Lopes , João Lourenço e Flávio Carvalho.
Como solista em ópera, foi “Fanny” em O Tanoeiro de Thomas Arne, “2ªDama” na Flauta Mágica de Mozart e “Sebastiana”, numa versão portuguesa da sua autoria da ópera Bastien und Bastienne de Mozart.
Para além de se apresentar regularmente em recitais, é membro do Coro Gulbenkian desde 2005. Os seus interesses de investigação compreendem a ciência vocal e as relações entre Música e Literatura. É colaboradora da revista “Glosas” e autora do livro “A Língua Portuguesa no Canto Lírico: contexto histórico e relações entre técnica e fonética”.
Em 2017 lança o seu primeiro disco, “Gustavo Romanoff Salvini: Cancioneiro Musical Português” com o pianista Bernardo Marques e o apoio da Fundação GDA. Este disco nasce da sua investigação em torno da vida e obra deste compositor e professor de Canto, pioneiro na área da música em Língua Portuguesa.
