800 Gondomar

800 Gondomar são uma banda originária de Rio Tinto, que desde há uma década que tem vindo a explorar as mais distintas possibilidades sonoras e performativas do rock de garagem, enveredando pelos inerentes paralelismos com o punk, blues e rock psicadélico. Criaram-se enquanto banda de garagem literal, com fundamentos assumidamente suburbanos a edificar a formação do coletivo composto por três colegas de escola e de infância – Frederico Ferreira, Rui Fonseca, Alô.
Essa componente foi imediatamente transposta para o seu conteúdo lírico e estética sonora e visual, tornando-os num autêntico porta-estandarte sem precedente das vozes geograficamente descentralizadas do meio da música alternativa nacional.
O seu primeiro EP, em nome próprio, composto por cinco faixas captadas com apenas dois microfones e um único software standard de edição musical, foi editado pel’ O Cão da Garagem, um editora D.I.Y. com um catálogo especializado em garage-rock, da qual foram a segunda banda associada após a dos membros fundadores do colectivo, Sunflowers.
No início de 2016, surgiu a necessidade de expandir o seu reportório editado e criou-se um segundo EP – Circunvalação. Em 2017, consolidou-se o caminho da banda com a edição do seu primeiro e único longa-duração. Linhas de Baixo é uma ode em catorze faixas ao conflito subúrbio-cidade. O disco elevou o interesse nacional pelo projecto e cimentou o projecto nos circuitos nacionais, ao mesmo tempo que se explorou o horizonte da internacionalização com uma tour europeia de 35 datas. Após um ano preenchido em que ultrapassaram a marca dos cem concertos, a banda decidiu entrar em hiato pelo respeito à sua música e linguagem.
O regresso dos 800 Gondomar às edições fonográficas, em 2024 com o álbum São Gunão, marca entrada da banda numa nova fase.