Arte Minima

Fundado em 2011 por Pedro Sousa Silva, Arte Minima é um projeto dedicado à interpretação de música dos séculos XV, XVI e XVII, com especial relevo para a produção musical portuguesa desses períodos. Os métodos de trabalho empregues pelo grupo assentam em modelos explorados no âmbito de investigação académica, e que procuram transferir para o século XXI ferramentas de aprendizagem e interpretação musical oriundas do renascimento. O trabalho interpretativo é feito diretamente a partir das fontes originais, sem a mediação de transcrições modernas, e a perspetiva filológica estende- se a todos aspetos (teoria, instrumentos, afinações, etc.) numa procura incessante de uma maior compreensão das linguagens musicais do passado.

Dos concertos realizados pela Arte Minima, destacam-se as participações no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Temporada Música em São Roque, Festival de Sons de Almada Velha, ou Música na Primavera de Viseu, quase sempre com programas em torno de obras do renascimento português executadas em primeira audição moderna.
Em 2021, o grupo realizou o álbum In Splendoribus contendo 15 composições inéditas associadas à produção musical das Sés de Braga e Porto durante o século XVI (projeto apoiado pela DRCN). Entre 2022 e 2023 realizará três novos discos com música de Francisco de Santa Maria (projeto apoiado pela Fundação GDA e realizado em cooperação com o CESEM-UNL) e Vicente Lusitano (projeto apoiado pela DGArtes).

O grupo conta com o apoio do CESEM-P.Porto, ESMAE-IPP, Instituto Politécnico do Porto, PORTIC – Porto Research, Technology & Innovation Center, e DRCN.