ARTIUM TRIO

 

Nascido em Lisboa, Francisco Lima Santos (1991) iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade com Ana Margarida Sanmarful. Estudou depois com Khachatour Amirkhanian (Escola Superior de Música de Lisboa), Yuzuko Horigome (Koninklijk Conservatorium) e Ana Chumachenko e Zograb Tatevosyan (Escola Superior de Música Reina Sofía).
Apresentou-se como solista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Gulbenkian. Foi membro da EUYO. Tocou com a Sinfónica de Euskadi, a Orquestra Nacional da Bélgica e a Filarmónica de Munique. Tem-se apresentado regularmente em festivais de música de câmara, tocando ao lado de solistas como Diemut Poppen, Ivan Monighetti, Christel Lee e Barnabas Kelemen. É Concertino da Orquestra Gulbenkian desde 2017.

Pedro Gomes Silva nasceu em Lisboa (1995) e iniciou os seus estudos de violoncelo aos 8 anos de idade sob a orientação de Luis Sá Pessoa. Estudou depois com professores como Levon Mouradian, Pavel Gomziakov e Louise Hopkins na Guildhall Music School of Music and Drama. Pedro tocou em festivais com músicos como Adrian Brendel, Tatiana Samouil, Natalia Tchitch, Sergey Ostrovsky, e membros do Endellian Quartet, actuando em salas como a Gulbenkian, Barbican, Milton Court, Casa da Música, ao lado de orquestras como a Orquestra do Conservatório Nacional, OSJ e Orquestra Sinfónica da ESML. Foi bolseiro da Fundação EDP – OSJ, da Fundação GDA e da Fundação Gulbenkian, trabalhando regularmente com a Orquestra Gulbenkian.

João Barata, natural da Covilhã, iniciou os seus estudos de piano aos 6 anos com Paula Ramos. Estudou depois com Tâmara Antontseva e com Jorge Moyano. Estreou-se na orquestra aos 12 anos em Ettelbruck (Luxemburgo).
Recebeu vários primeiros prémios internacionais, nomeadamente no Concurso Internacional Santa Cecília e no Concurso Internacional Cidade do Fundão. Tem realizado recitais em várias salas em Portugal e Espanha. Desde 2017, estuda na Escuela Superior de Música Reina Sofia, em Madrid, sob a orientação de Galina Eguiazarova. É bolseiro da Fundação Albeniz e da Fundação Gulbenkian.

Discos