Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública

 

A Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública teve origem num agrupamento de elementos policiais com conhecimentos de música que pertenciam ao então Comando Distrital da PSP de Lisboa – atual Comando Metropolitano.
A partir de 1979, sob a Chefia do Major Silvério de Campos, aquele agrupamento evolui para um estágio de absoluto desenvolvimento artístico, o que permitiu concretizar a realização de um velho sonho de todo o pessoal da Polícia de Segurança Pública – integrar no seu efetivo uma Banda Sinfónica oficial.
O reconhecimento público do seu mérito é notório, tendo já atuado nos mais distintos auditórios nacionais, tais como: Teatro Nacional de S. Carlos, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, entre muitos outros, para além de ter participado em programas de Rádio e Televisão.
No 128º Aniversário da Cruz Vermelha Internacional, a Banda Sinfónica da PSP foi agraciada com o Diploma e Medalha de agradecimento pela “ESPONTÂNEA E VALIOSA COOPERAÇÃO” prestada àquela Instituição.
Aquando das comemorações do “V Centenário do Nascimento de S. João de Deus”, a Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus e a Comissão daquela efeméride atribuíram à Banda Sinfónica da PSP um Diploma no qual se declara ser esta:
“BENEMÉRITA DE HONRA DA ORDEM HOSPITALEIRA EM PORTUGAL E DAS CELEBRAÇÕES CULTURAIS DO V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE S. JOÃO DE DEUS”.
Em Junho de 1997 participa no “7.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDAS” realizado em Saumur, França, tendo sido eleita como a “BANDA OFICIAL” daquele Festival entre as 11 Bandas dos vários países participantes e onde obteve os mais eloquentes elogios.
Em final de Setembro de 2000 foi convidada a participar no ” 5.º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDAS” realizado em Saint-Etienne, França, tendo representado Portugal naquele Evento e onde recebeu as mais calorosas ovações pelo elevado nível artístico das suas apresentações.

À Banda de Música da PSP compete:
– Contribuir para a divulgação da imagem da PSP na sua componente cultural e artística e para a valorização cultural e recreativa do pessoal da PSP;
– Assegurar o enquadramento musical dos actos Policiais solenes;
– Assegurar a representação da PSP em concertos, cerimónias ou festivais de âmbito nacional ou internacional;
– Assegurar a execução de concertos ou outras intervenções musicais de carácter recreativo, em ligação com as comunidades locais que serve.

A Banda de Música da PSP é dirigida por um subintendente habilitado com o curso superior de direção de orquestra ou equiparado.

Discos