Bernardo Tinoco & Tom Maciel

 

Bernardo Tinoco
Nasceu em Lisboa no ano de 2000 e iniciou em 2010 o estudo de saxofone. Teve como professores do mesmo instrumento na vertente clássica e jazz Hélder Alves, João Capinha, Ricardo Toscano, João Pedro Silva, João Mortágua, Pedro Moreira e Desidério Lázaro. Das ações de formação frequentadas, destacam-se as lecionadas por Jacob Sacks, Ben van Gelder, Perico Sambeat, Peter Bernstein, Joe Chambers, George Cables, Gilad Hekselman, Mário Laginha, Rodrigo Constanzo, entre outros. Tanto no contexto académico como profissional, Bernardo Tinoco tem colaborado regularmente com alguns dos músicos de maior relevância no panorama do jazz nacional. Como líder ou sideman tocou já em salas de concerto e festivais em Portugal e no estrangeiro. Tem colaborado com Orquestras de Jazz nacionais, alguns dos cantautores portugueses mais aclamados e conta já com participações em trabalhos discográficos de diferentes projetos. Atualmente lidera o grupo GARFO (Grupo Revelação do Ano 2021, Prémios RTP / Festa do Jazz) que conta com a participação de João Almeida, João Fragoso e João Sousa, grupo que editou o seu primeiro álbum pela editora Clean Feed, com apoio da Rádio Antena 2. Pela mesma editora editou também NoMad Nenúfar em parceria com o pianista Tom Maciel. É licenciado em música na variante de jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa e frequenta atualmente o Mestrado em Ensino da Música na instituição já referida.

Tom Maciel
É um Multi-instrumentista, compositor, produtor e professor, nascido no Brasil mas radicado em Lisboa. Ao longo dos últimos anos, desenvolveu um percurso variado no panorama lisboeta, com uma grande incidência nas áreas Jazz, Improv, Rock e MPB.
Participa de diversos projetos, dentre eles os Cíntia, Whosputo, Evaya e Polivalente e já se apresentou nos festivais Jazz no Parque, em Serralves, Jazz ao Centro, em Coimbra, e em diversas salas e, em 2019, na 13ª edição do Creative Fest, no O ́Culto da Ajuda.
Na música improvisada, partilhou o palco com Maria do Mar, Gabriel Ferrandini, Rodrigo Amado e Peter Evans, entre outros.
Enquanto músico e compositor colaborou em duas edições do programa Jovens Compositores e já teve música sua como parte do programa Território, desenvolvida em parceria com a coreógrafa Dorotea Saykaly.
Em 2022, recebeu o Prêmio RTP/Festa do Jazz de Artista Revelação 2022.

Discos