Bruno Monteiro

Descrito pelo jornal Público como sendo “sem dúvida, um dos melhores violinistas portugueses da atualidade”, Bruno Monteiro lidera uma intensa atividade concertística, apresentando-se em recital, como solista com orquestra e em música de câmara nas mais destacadas salas de concerto e festivais de música em Portugal. Atuou ainda por toda a Europa, nos Estados Unidos, Médio Oriente e Ásia. Tocou em prestigiadas salas como o Palácio Cibeles e a Casa de America de Madrid, a Musikverein de Viena, o Centro Cultural de Bucareste, o Bulgaria Hall e o Grande Auditório da Academia Internacional de Música Pancho Vladigerov em Sofia, a Filarmonia de Kiev, o Felicja Blumental International Music Festival em Telavive, o Kennedy Center de Washington D.C. e o Carnegie Hall de Nova Iorque. No domínio do recital, apresenta-se desde 2002 com João Paulo Santos. Tocou como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra Sinfónica de Palma de Maiorca, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica Portuguesa e a English Chamber Orchestra, entre outras.
A sua discografia inclui 13 álbuns elogiados e galardoados pela imprensa mundial.
Bruno Monteiro cursou a Manhattan School of Music de Nova Iorque como bolseiro da Fundação Gulbenkian e do Centro Nacional de Cultura, tendo-se aperfeiçoado posteriormente em Chicago com Shmuel Ashkenasi com bolsas do Ministério da Cultura e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.