Ciclo Preparatório

O Ciclo Preparatório foi criado em 2012 por iniciativa de João Graça, José Pape e Sebastião Macedo. Com a ajuda de Pedro de Tróia (Os Capitães da Areia e fundador da Azul de Tróia), gravaram uma primeira canção, “Lena Del Rey” que, ainda nesse ano, integrou os novos talentos da FNAC e alcançou o primeiro lugar do Top A3.30 da Antena 3.
O grupo integrou, então, mais um guitarrista (Francisco Macedo) e duas vocalistas (Benedita e Constança Pinto Gonçalves.
Atuou no Festival de Novos Talentos FNAC (Teatro São Jorge), no TalkFest (Aula Magna), no festival Termómetro (Casa Independente) e em vários showcases nas diferentes FNAC do país.
O primeiro álbum, “As Viúvas Não Temem a Morte”, foi editado pela Optimus Discos em 2014. Como single desse disco, foi lançada a canção “A volta ao mundo com a Lena D’Água”, em que própria Lena D’Água participou.
A canção alcançou o Top A3.30 da Antena 3 e o disco foi aclamado pelo público e bastante bem recebido pela crítica. O grupo tocou em salas nacionais reconhecidas, como o MusicBox e o Sabotage (Lisboa), Texas Bar (Leiria), Teatro Clube de Alpedrinha, entre outras. Tocou também em festivais, como o Optimus D’Bandada (Era uma vez em Paris, Porto), Nos em Palco (Tokyo, Lisboa), Vodafone Mexefest (Casa Alentejana, Lisboa), Super Bock Super Rock (Meco), Festins (Alcains) e Fábrica Music Fest (Montijo), entre outros.
Teve como convidado especial Manuel Fúria (antigo membro e fundador de “Os Golpes” e atual membro de “Manuel Fúria e os Náufragos”) nos concertos do Super Bock Super Rock e no Vodafone Mexefest.
Em Junho de 2018, o “Ciclo Preparatório” surpreendeu com o lançamento de dois novos singles, “Melhores Dias Hão-de Vir” e “Cidade Adormecida”, que foram os primeiros avanços do novo disco do grupo, “Se é para Perder, que seja de Madrugada”, editado em Outubro do mesmo ano.