Duo Contracello

 

Associar num dueto o timbre dos dois instrumentos mais graves da família das cordas é um desafio hercúleo com poucas possibilidades de sucesso entre o público. A dificultar, verifica-se que o repertório não é propriamente abundante e que as exigências técnicas e de talento colocadas aos músicos são enormes. Ainda assim, Miguel Rocha (no violoncelo) e Adriano Aguiar (no contrabaixo) andam a contrariar as expetativas desde 1993, com grande versatilidade e mestria, tendo mantido o projeto Duo Contracello ao longo todos estes anos, dada a recetividade do público.
Nas mãos de ambos, esses instrumentos expressam-se com sonoridades sublimes e uma enorme vitalidade.
O Duo Contracello tem-se apresentado em inúmeros eventos e festivais de grande relevância em Portugal e no estrangeiro, sobretudo na Europa e Américas.
O seu repertório, que se estende de Couperin a Berio, tem sido constantemente enriquecido ao longo dos anos com obras originais de Pedro Rocha, Carlos Azevedo, Evgueni Zoudilkine, Sérgio Azevedo, Paulo Jorge Ferreira, António Victorino d’Almeida e César Viana, João Pedro Oliveira, Clotilde Rosa, Jaime Reis, Isabel Soveral, Ângela Lopes, António Chagas Rosa, entre outros.

Discos