Eduardo Cardinho

 

Residente no Porto, Eduardo Cardinho é um vibrafonista, compositor e produtor. Distingue-se como um dos vibrafonistas mais criativos da sua geração, bem conhecido pela sua abordagem rítmica e som único. Ao longo dos anos, Cardinho desenvolveu, uma “voz” e técnica singulares, no vibrafone.

Em simultâneo, trabalha entre o jazz e a música improvisada, música clássica e música eletrónica.

Concluiu com distinção a Licenciatura em Vibrafone Jazz na Escola Superior de Música de Artes e do Espetáculo do Porto (ESMAE), na classe do Professor Jeffery Davies. Completou o mestrado de vibrafone, em jazz, no Conservatorium Van Amsterdam, com os professores Harmen Franje, Jesse Van Ruller e Rachel Zang, acabando com o nível de distinção Cum Laude.

Gravou 3 álbuns em nome próprio “Black Hole”, “In Search of Light” e “Not Far From Paradise” e participou em vários projetos musicais.

Em 2014 é distinguido com o prémio de melhor instrumentista da Festa do Jazz do São Luís – Lisboa, e no ano de 2016 obteve o primeiro prémio na categoria de Combo Jazz – nível superior, com o projeto “Home”. Participou como solista convidado nas prestigiadas “Orquestra de Jazz de Matosinhos”, “Orquestra de Jazz de Espinho”, “Big Band de Estarreja”, “Orquestra de Jazz de Leiria”. Partilhou o palco com grandes músicos do jazz da atualidade, entre os quais, Hermon Mehari, Seamus Blake, Julian Arguelles, Allan Mednard, David Binney, Ben Van Gelder, Melissa Aldana, Angelo, Ben Street, Xavi Torres, Carlos Bica, Frederico Heliodoro, entre outros. É professor na Universidade de Aveiro e na Escola Profissional de Música de Espinho, tendo sido convidado para lecionar em masterclasses tanto em Portugal como no estrangeiro: Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil, Academia de Música de Minde, Conservatório de Música do Porto e Academia Costa Cabral, Escola Profissional de Música de Coimbra, Festival de Percussão de Portimão e Festival de Percussão de Amarante.

Discos