Ensemble FM

 

O Ensemble FM constitui-se como um grupo de músicos e outros criadores em volta do compositor e maestro Francisco Monteiro, propondo uma visão menos usual em termos estéticos e performativos da música contemporânea.

Joana Valente, voz cantada
Licenciada em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe de Fernanda Correia, Mestre em Performance e Mestre em Música, vertente vocacional, pela Universidade de Aveiro. É Pós-Graduada em Ópera pelo Ópera Estúdio da ESMAE. Como solista tem-se apresentado em Portugal e no estrangeiro sob a direção de Paul Hillier, Baldur Brönnimann, Laurence Cummings, Simon Carrington, Antonio Florio, Filipe Veríssimo, Jonathan Ayerst, Mário Mateus, António Saiote, Jairo Grossi e Artur Pinho. Em Ópera apresentou-se em L’Enfant est les sortilèges de Ravel, Dido and Aeneas de Purcell, Bastien und Bastienne, Die Zauberflöte e Le Nozze di Figaro, de Mozart, Irene de A. Keil, Die Dreigroschenoper de K. Weill. É cantora residente do Coro Casa da Música desde a sua formação em 2009. É, ainda professora de Canto nos Conservatórios Regional de Música de Vila Real e da Bairrada.

Yuri Gomes, violino
Iniciou os estudos musicais em Anta e, mais tarde, veio a frequentar o Curso Profissional de Instrumentista (violino) na Escola Profissional de Música de Espinho.
Participou em masterclasses com Alfredo García Serrano e Dora Schwarzberg. Participou em diversos estágios, tendo colaborado com maestros Pedro Neves, José Eduardo Gomes, António Saiote, Cesário Costa, Florent Héau e Jean-Marc Burfin.
Foi, em 2019, estudante na ESMAE na classe da profa. Evandra Gonçalves.

Rafael Borrego, violino
Frequentou em 2019 a ESMAE na classe de violino de Radu Ungureano.É membro da Orquestra Clássica do Politécnico do Porto, da Camerata Nov’Norte e da Orquestra Clássica da Beira Interior,e já participou em projetos como Orquestra APROARTE, SIM (Semaine Internationale de Musique, Luxemburgo), e Orquestra Sinfónica SCUTVIAS. Frequentou masterclasses com Koosje Van Haeringen, Kerestin Hoelen, João Mendes e Marta Eufrásio. Trabalhou ainda com os maestros Jean-Sébastian Béreau, Jan Wierzba, Luís Cipriano, Peter Askim, Ernst Schelle, Pedro Neves, António Saiote, Rogério Peixinho e José Eduardo Gomes.

Catarina Inácio Gonçalves, viola d’arco
Natural de Odemira, começou a estudar viola d’arco na Escola de Artes do Alentejo Litoral. Concluiu o Curso de Instrumentista na Escola Profissional de Artes da Covilhã, onde obteve uma distinção como melhor aluna do curso. Trabalhou com os professores João Paulo Gaspar, Caio Oshiro, Gonçalo Ruivo, Jorge Alves, António Pereira, Susanne Van Els, Samuel Barsegian, Pedro Muñoz, Joana Cipriano, Jon Thorne, Tatjana Masurenko, Dorothea Vogel e Máté Szűcs. Participou nas seguintes orquestras: Aproarte, Scutvias, Estágio Internacional de Leiria, SIM – Semaine Internationale de Musique, Orquestra Sinfónica ESMAE e Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira. Trabalhou com os maestros Rogério Peixinho, Gustavo Delgado, Bruno Silva, Carlos Salazar, Luís Cipriano, Jan Wierzba, Jean-Sébastien Béreau, Peter Askim, José Eduardo Gomes, Pedro Neves e António Saiote. Participou, ainda, no 45º Congresso Internacional de Viola d’arco em Roterdão.
Frequentou 2m 2019 a Licenciatura em Viola d’arco, na ESMAE na classe do professor Jorge Alves.

Tiago Azevedo e Silva, violoncelo
Iniciou os seus estudos musicais com o professor Ricardo Mota na Academia de Música de Lisboa (AML), onde estudou também com o professor Marco Pereira. Teve a oportunidade de trabalhar com outros grandes mestres como: Xavier Gagnepain, Edgar Moreau, Filipe Quaresma, Levon Mouradian, Maria de Macedo, Paulo Gaio Lima, Martti Rousi, Mats Lidström, Boris Andrianov, László Fenyö. Foi membro do “Stratum Quartet” com o qual se apresentou em concertos no Festival ESMAE 2018 e no Festival “In Spirito”. Fez parte do programa “Rising stars” tendo tocado a solo na Fundação Calouste Gulbenkian. Fez parte da Camerata da AML, com concertos na Suíça, Noruega e Espanha e Portugal. Integrou a orquestra OSJ, JOP (digressão à Roménia em 2017), Orquestra Jovem de Zurique e num estágio em parceria com a Remix Ensemble da Casa da Música. Frequentou, em 2019, a Licenciatura em Violoncelo (ESMAE) na classe de Filipe Quaresma. Foi Laureado em vários concursos nacionais e internacionais, de onde se destaca, em 2019, a atribuição do 1º prémio, nível superior, em dois concursos internacionais.

Sofia Teixeira, saxofone
Começou a aprender saxofone numa banda filarmónica por influência da personagem ficcional Lisa Simpson, depois de ter ganho o terceiro lugar nas construções na areia. Toca saxofone e clarinete na formação Músicos do Silêncio, que apresenta filmes mudos com música em tempo real.
Embora dividida entre diversos campos artísticos, licenciou-se em 2019 em saxofone na ESMAE, frequentando também a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) em Estudos Portugueses. Tem vindo a privilegiar projetos interartísticos, colaborando ora como música ora como prosadora, mais recentemente na segunda edição do Projeto do Acaso, “Piloto Automático”, e em Storytelling, Storyplaying, em colaboração com a violoncelista Mafalda Santos, estreado em 2019 no Walters Art Museum de Baltimore, Maryland (EUA).
Frequentou a Escola Profissional de Música de Espinho onde teve a oportunidade de trabalhar em contexto de Orquestra de Jazz com músicos como Andy Hunter, Carlos Azevedo, Daniel Dias, Gileno Santana, João Mortágua, Matthias Schriefl, Marc Schwarts, Michael Lauren, Paulo Perfeito, e Rita Maria, assim como de colaborar com a Orquestra Clássica de Espinho com os maestros Pedro Neves e Cesário Costa.

Sílvia Lopes, acordeão
Natural de Paris, estudou acordeão (Paulo Jorge Ferreira) e piano (Alexandra Curado e Luís Vasco) no Conservatório de Música David de Sousa. Concluiu a Licenciatura em Ensino de Música, na Universidade de Aveiro, na classe de piano de Álvaro Teixeira Lopes e de Vitali Dotsenko, e na classe de música de câmara de Chagas Rosa. Terminou na mesma Universidade o Mestrado em Performance Musical sob a orientação de Nancy Harper e de Rosário Pestana. Participou em diversas Master Classes de Piano (Andrzej Pikul, Valery Starodubrovsky, Álvaro Teixeira Lopes, Liv Glaser), de Acordeão (Peter Soave, Vladimir Zubisky) e de Música de Câmara (Olga Prats). Premiada no I Concurso de Nacional de Acordeão; finalista no I Concurso Ibérico de Acordeão. Gravou uma peça para o Filme “Capitão Falcão”. Participou em projetos como Atlanthida, Tríptico e As 3 Marias, com quem realizou várias apresentações televisivas. Tem participado em várias formações e realizado concertos em várias salas de Portugal, Espanha, França, Suiça, Bélgica, Holanda, Brasil e Japão. Atualmente, é acordeonista dos Ruby Tango Project e de um trio com a cravista Isabel Calado e com a cantora Iris Perestrelo. Tem orientado várias masterclasses e Workshops sobre a Pedagogia Pianística e sobre “Nuevo Tango, Música de A. Piazzolla”. Conta com alunos premiados em concursos de piano e acordeão no âmbito nacional e internacional. Leciona as disciplinas de piano e acordeão na Academia de Música de Vale de Cambra e no Conservatório de Música do Porto.

Ionut Diaconu, piano
Nascido em Focsani, na Romênia, começou a estudar piano no Colégio Nacional de Música George Enescu, em Bucareste, com Dorina Gorgan e Constantin Nitu.
Participou em masterclasses com Eduard Kunz, Catarina Vivarelli, Laura di Paolo, Josu de Solaun, Daniela Andonova, Corina Ibanescu, John Twaites, Javier Torres, Antonio Galera, Balazs Fulei, Antonio Oliveira e Mamiko Suda.
Em 2016 estreou-se como solista com a Orquestra de Câmara da Rádio Nacional de Bucareste. Em 2018 frequenta a Universidade Nacional de Música de Bucareste (Prof. Vlad Dimulescu). Obteve uma bolsa Erasmus+ para estudar na ESMAE com o Prof. Constantin Sandu. Em 2019 ganhou os primeiros prémios nos Concursos Internacionais de Piano “Fórum Internacional de Música da Cidade de Orihuela” (Espanha) e “Alto Minho – Caminha” (Portugal).

João Paulo Costa, voz falada
Estreia como ator em 1975, no Teatro Experimental do Porto.
Co-fundador dos grupos de teatro TEAR, Comediantes, Ensemble e Teatro do Bolhão.
Principais trabalhos de ator: “Schmurz” de Boris Vian; “Frei Luís de Sousa” de A. Garrett, no TEP; “O Doido e a Morte” de Raul Brandão, “Guerras de Alecrim e Manjerona” de António José da Silva, “A Menina Júlia” de A. Strindberg, “O Barbeiro de Sevilha” de Beaumarchais, “Inês Pereira” de Gil Vicente, “Rapsódia Vicentina” de Gil Vicente, “Os Encantos de Medeia” de António José da Silva, no TEAR; “Ederra, Mito e Paixão” de Amestoy Eguiguren, “Dulcineia ou a Última Aventura de D. Quixote” de Carlos Selvagem, “D. Juan” de José Zorrilla, “Jogo do Amor e do Acaso” de Marivaux, “A Noite da Sra. Luciana” de Copi, “Sonho de uma Noite de Verão” de W. Shakespeare, “Possessos de Amor” de Sam Shepard, “A Dança de Roda” de A. Schnitzler, nos Comediantes; “A Tempestade” de W. Shakespeare, “A Ilusão Cómica” de Corneille, “Aranha-Céus” de Jacinto Lucas Pires, “De Pirandello a Eduardo” de L. Pirandello/E. Filippo, no TNSJ; “A Resistível Ascenção de Arturo Ui” de B. Brecht, “ D. Juan” de Molière, “Otelo” de W. Shakespeare, “Édipo” de Sófocles, “A Vida de Galileu” de B. Brecht, “Vida do Grande D. Quixote de La Mancha e do Gordo Sancho Pança”, de António José da Silva, no Teatro do Bolhão.
Principais encenações: “Jogo do Amor e do Acaso” de Marivaux; “O Pássaro Verde” de Carlo Gozzi; “A Dança de Roda de A. Schnitzler;”Uma Casa Contra o Mundo” de Nuno Carinhas; “Depois do Ensaio” de I. Bergman; “Roupa Suja” de Tom Stoppard; “A Última Gravação de Krapp” de S. Beckett; “Ópera do Falhado” de JP Simões; “Quem tem medo de Virginia Woolf?” de Edward Albee; “A Noite da Iguana” de Tennessee Williams;” A Ronda Nocturna” de Lars Noren; “Traições” de Harold Pinter.
Tem desenvolvido atividade regular de leitura e divulgação de poesia: Quintas de Leitura, Fundação Eugénio de Andrade, Editora Assírio e Alvim, Afrontamento. Exerce atividade docente na Academia Contemporânea do Espetáculo Porto e Famalicão.

Hugo Mezena, escritor
Nasceu em 1983, em Penafiel. Vive em Lisboa. É autor do melodrama A Cidade, o Gato, da peça O Salto e dos libretos para ópera O Deus do Vulcão e Jealousy.
Participou em coletâneas e no romance colectivo O Grande Inquisidor. A micropeça A Violação foi levada à cena em Portugal e no Brasil.
Alguns dos seus trabalhos deram origem a obras plásticas e peças musicais e são presentemente objeto de estudo em contexto académico.
Interessa-se pela relação entre palavra escrita e música. Toca piano. Gente Séria é o seu primeiro romance.

Francisco Monteiro, maestro, compositor
Iniciou os seus estudos de piano com Maria Helena Aguiar e Helena Costa, tendo mais tarde terminado o Curso Superior de Piano Conservatório de Música do Porto. Estudou composição e análise com Cândido Lima, Álvaro Salazar (Porto) e Gottfried Scholz (Viena), direcção de orquestra com Jean-Claude Hartemann (Paris), interpretação musical com Marie-Françoise Bucquet (Paris) e participou em diversos cursos com Vlado Perlemutter, Anne Koscielny, Nathalie Pepin, Joseph Palenicek, Moura Castro, Jorg Demus, Aldo Cicolini e Peter Schidlof.
É diplomado pela Escola Superior de Música de Viena – Áustria (classe de piano de concerto de Noel Flores), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Mestrado em Ciências Musicais) e pela Universidade de Sheffield — Reino Unido (Doutoramento em música contemporânea).
A sua actividade como pianista reparte-se entre apresentações a solo e como pianista em diversas formações de câmara e nos grupos Música Nova, Oficina Musical e Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Dedica-se em especial à música contemporânea e à música Portuguesa. Apresentou primeiras audições absolutas de múltiplas obras de compositores portuguese, sendo dedicatário de algumas. Tocou nos Festivais de Udine, do Lago Transimeno, SpazioMusica de Cagliari, (Itália), Festival de Música Contemporânea de Essen (Alemanha), Festival de Bogotá (Colômbia), Festival de Valencia (Espanha), Festival de Baku (Roménia), Festival da Costa Verde, Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, Jornadas de Arte Contemporânea do Porto, e a realizou recitais em Portugal, Espanha, França, Áustria, Itália, Bélgica, Alemanha, Inglaterra, Brasil e E.U.A. Gravou a solo para a R.D.P., para a R.T.P., e para múltiplos CDs dedicados à música contemporânea.
Tem desenvolvido trabalho crítico e de investigação nos campos da interpretação, da pedagogia musical, da análise e da música contemporânea, sendo de salientar o livro “Interpretação e Educação Musical” (Fermata, 1997), a coedição de “Interpretação Musical – Teoria e Prática” (Colibri, 2007), a coordenação de um projeto de investigação financiado pela F.C.T. dedicado à Edição Crítica da Obra de Câmara de Jorge Peixinho (2011 – 2014), e diversos artigos em colóquios e revistas internacionais (Espanha, Brasil, Alemanha, Inglaterra). É investigador no INET – MD (polo DeCA da U. de Aveiro).
Tem mantido atividade constante como compositor, com obras para diferentes formações apresentadas em Portugal, Itália, E.U.A., Holanda e Brasil.
É Professor Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Discos