Joana Amendoeira

Joana Amendoeira é uma das vozes mais relevantes da “nova geração do Fado”. Fiel às suas bases mais tradicionais, o Fado na voz de Joana Amendoeira ganha uma nova vida e atitude.
O apelo para o Fado surgiu ainda em criança e, com apenas 13 anos, sagra-se vencedora da Grande Noite do Fado do Porto. Hoje, mais de 20 anos passados de vivência no Fado, dez discos gravados e após ter pisado alguns dos mais conceituados palcos um pouco por todo o mundo, Joana Amendoeira mantém-se fiel às sonoridades tradicionais, acrescentando uma atitude e energia que fazem dela uma fadista ímpar.
Ao longo da sua carreira tem integrado o elenco das principais Casas de Fado de Lisboa, como o Clube de Fado e o Sr. Vinho e a Mesa de Frades. Teve a oportunidade de “beber” os ensinamentos dos fadistas mais antigos e grandes mestres músicos. Todos lhe reconheceram a voz especial, a atitude, o seu talento e generosamente lhe passaram o seu legado.
O seu percurso conta com dez álbuns, vários prémios e distinções, show cases e concertos em feiras internacionais de música e digressões em diversos países.
Em Março de 2022 estreou o seu novo álbum – Na volta da maré, num concerto no Coliseu de Lisboa celebrando os 30 anos de carreira do Poeta Tiago Torres da Silva que escreveu todas as letras deste novo álbum.