Katerina L’Dokova

Katerina L’dokova é uma pianista, compositora, cantautora e professora da Bielorrússia e de Portugal. A sua arte foi descrita pela revista Vogue como “Katerina L’dokova canta pequenos pedaços de luz”.
O seu álbum mais recente, MOVA DREVA, entrelaça melodias tradicionais da Bielorrússia com influências de Jazz, música clássica e contemporânea. Como destacado pelo Jazz.pt, “A escuta atenta de Mova Dreva conduz-nos a um mistério sobre nós mesmos, nosso eu interior, nossa relação com a terra, ao mesmo tempo que nos proporciona um sentimento de encontro e pertença”.
Mova Dreva é também o nome do quarteto com quem Katerina tem apresentado o álbum, marcando presença nos festivais em Portugal, incluindo apresentações na Casa da Música, no Hot Club, na Porta Jazz, no Salão Brasil, nos teatros da Guarda, da Vila Real e Estarreja.
Além deste trabalho Katerina gravou, em 2016, o álbum “Ledok” com a música original para danças tradicionais europeias. Em 2019 lançou o disco “Travessia”, um trabalho de composição e arranjo que celebra a música e a poesia portuguesas.
Katerina também colabora com Nuno Cintrão em projetos musicais dedicados às crianças, tendo já se apresentado nos diversos festivais, inclusive no CCB e Gulbenkian.
Katerina fez parte dos projetos que estiveram presentes no Festival Músicas do Mundo em Sines, Maré de Agosto na ilha de Santa Maria, bem como em festivais no Canadá, Portugal, Brasil, Suécia, Espanha, França e Índia.
Katerina é cofundadora do coletivo “Prolíficas”, que se dedica à promoção da composição feminina, e está atualmente a organizar o segundo festival com este foco, na ilha de São Miguel.
Além disso, é autora de podcasts sobre a música do Leste Europeu para a Rádio Olisipo.
Com uma licenciatura em piano jazz e mestrado em educação, Katerina partilha os seus conhecimentos na Escola do Hot Club.