Mário Costa Quartet

Natural de Viana do Castelo, Mário Costa licenciou-se em Jazz pela escola Superior de Musica e Artes do Espetáculo após ter concluído o curso profissional de música em Trompete e Percussão na Escola profissional de música de Viana do Castelo. Construiu um notável percurso ao longo dos últimos anos: são mais de 600 os concertos realizados enquanto baterista de artistas nacionais como António Zambujo, Miguel Araújo e Ana Moura – atuando em algumas das mais prestigiadas salas do mundo, como por exemplo o Carnegie Hall, a Ópera de Sydney ou a Filarmônica de Berlim. Investindo em paralelo na sua carreira internacional, já partilhou o palco com grandes nomes da cena jazzística mundial como John Taylor, John Beasley, Vincent Peirani, Jason Rebello, Metropole Orkest, Michael Wollny, Yaron Herman, Andy Sheppard, Michel Portal, Joachim Kühn, Wynton Marsalis e Emile Parisien, com quem alcançou o título de “álbum do ano” nos conceituados prémios “Victoires du Jazz”. Nesta mesma área, o seu sucesso pessoal está associado a tudo o que o jazz nacional conquistou além-fronteiras e dentro destas, colaborando com vários músicos de diferentes gerações, desde João Mortágua ou Hugo Carvalhais a Carlos Bica ou Mário Laginha. Em 2018, com a edição de Oxy Patina, iniciou uma muito elogiada carreira enquanto líder e compositor, acompanhado novamente por duas figuras incontornáveis do jazz europeu: Marc Ducret e Benoit Delbecq. A estreia em nome próprio, além de inúmeras críticas internacionais, recebeu a classificação máxima pela revista Jazz.pt, que lhe atribuiu os títulos de “melhor disco do ano” e “músico de jazz nacional do ano”. Em 2022 organizou uma digressão nacional de masterclasses que contou com a participação de mais de 150 estudantes. Dos vários prémios alcançados, distinguem-se: 1º Prémio nos “Yamaha Drum Sessions”, 1º Prémio no “II Concurso de Jovens Interpretes” (Espanha); e 1º lugar no “Tum-Pa-Tum-Pa” (nível superior).