Paulo R.

Paulo R. é um artista independente nascido em Lisboa em 1975. Teve o seu primeiro contacto com o piano aos 7 anos de idade, no âmbito da música clássica. Desde então, Paulo passou a experimentar outros instrumentos e géneros musicais.

Na adolescência, tocou sobretudo bateria em bandas de punk-rock. O seu interesse pela bateria levou-o, aos 16 anos, a inscrever-se na Escola do Hot Club Portugal (Associação Internacional de Escolas de Jazz).

Seguiu-se um desvio para as artes plásticas e o design, que levou Paulo R. à sua atividade paralela como designer gráfico.

Mais tarde, regressa à Escola do Hot Club, concluindo o curso de jazz como pianista. Segue-se a Escola Superior de Música de Lisboa, onde se licencia em Piano Jazz. Tem tocado em vários projetos, como Tahina Rahary Malagasy Roots, Trifazz ou, num contexto mais clássico, com a Orquestra Municipal do Fundão.

Paulo tem sido influenciado por todo o tipo de música, como J. S. Bach, Mozart, Beethoven, Debussy, Ravel, Stravinsky, Charlie Parker, Thelonious Monk, Miles Davis, John Cage, Steve Reich, Radiohead, Massive Attack, Avishai Cohen, Brad Mehldau, Tahina Rahary e Música Tradicional Portuguesa, só para citar alguns.