Philippe Marques

Philippe Marques nasceu em 1991 na cidade de Lausanne, Suíça. Iniciou os seus estudos musicais em 2001 no Conservatório Regional Silva Marques, onde estudou com a professora Catherine C. Paiva. Em 2006 foi admitido na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e completou o Curso de Piano com 20 valores, na classe do professor Hélder Entrudo.
Desde então, tem vindo a atuar regularmente em vários locais do país, dos quais se destacam: Centro Cultural de Belém, Centro Cultural de Cascais, Teatro Nacional de São Carlos, Teatro S. Luiz, Cinema S. Jorge, entre outros.
Participa regularmente em recitais transmitidos pela RTP/Antena 2 e, como solista, apresentou o Concerto para piano n.º 1 de F. Liszt, o Concerto para piano n.º 2 de J. Domingos Bomtempo e a Rhapsody in Blue de G. Gershwin.
Já se apresentou em Portugal, França, Estados Unidos da América e Brasil, onde participou numa digressão apoiada pela Direção Geral das Artes e organizada pelo MPMP. No âmbito da mesma, passou por alguns dos principais palcos de cinco cidades – dos quais se destaca o Centro Cultural de São Paulo –, gravou para três rádios brasileiras e para a TV Brasil, unicamente com música de compositores portugueses.
Ao longo do seu percurso participou também em masterclasses sob orientação de conceituados professores, entre os quais Luiz de Moura Castro, Sequeira Costa, Artur Pizarro e Dmitri Alexeev.
Já colaborou com o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e é membro do Ensemble MPMP. Estreou obras de vários compositores portugueses e estrangeiros, dos quais se destacam Edward Luiz Ayres d’Abreu, Nuno da Rocha, Luís Salgueiro, Daniel Moreira, Hugo Ribeiro e Ana Seara. Colabora regularmente com instituições como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras.
Finalizou em 2014, com a máxima classificação, o Mestrado em Música na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do professor Miguel Henriques. Lecciona na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Escola Profissional Metropolitana.
A sua discografia inclui a gravação da integral das sonatas para piano de J. D. Bomtempo (num total de quatro CDs), um CD com obras de câmara de Ruy Coelho, um CD com arranjos de música para bailado e um CD com obras para piano solo e piano a quatro mãos de Lopes-Graça, os dois últimos em duo com o pianista Duarte Pereira Martins.