Real Câmara – Enrico Onofri, Ana Quintans, Hugo Oliveira

A Real Câmara é uma orquestra portuguesa dedicada à interpretação historicamente informada, com especial enfoque no repertório setecentista português, e nas suas ligações a Itália.
Fundada por intérpretes portugueses com formação específica na área da Música Antiga, e que desenvolvem uma atividade profissional em agrupamentos de renome europeu, a Real Câmara centraliza e potencia um trabalho que já vinha sendo realizado por vários dos seus membros com o maestro Enrico Onofri, sempre com grande empatia e partilha artísticas.
Teve a sua estreia em Agosto de 2021, no Palácio Nacional da Ajuda, num programa com a participação da soprano Ana Quintans e a direcção de Enrico Onofri. Em 2022 apresentou-se em dois concertos no âmbito do Festival Cistermúsica e na Temporada do Centro Cultural de Belém com a violinista Mira Glodeanu e a soprano Céline Scheen.
Em Novembro de 2022 gravou o seu primeiro CD, lançado em Setembro de 2023 na editora Passacaille Records.
Em 2023 participou no Festival de Sintra e no Festival de Espinho, e realizou concertos de lançamento do seu CD nos Festivais Cistermúsica e Festival Internacional de Música de Paços de Brandão.
A recuperação de património musical é parte integrante dos percursos de vários dos membros da orquestra, sendo este vínculo com a historiografia musical reforçado pela colaboração com outros musicólogos especializados no século XVIII português, entre os quais se destaca a consultora científica da Real Câmara, Doutora Cristina Fernandes. Nesse sentido, é dada particular atenção ao alargado espólio da Biblioteca da Ajuda, assim como ao de outros arquivos nacionais e internacionais.
A orquestra tem entre os seus objetivos principais a difusão internacional do seu trabalho e do património imaterial português. Este processo passa pela edição fonográfica de repertório português por revelar do século XVIII, assim como pela participação no circuito internacional de concertos e festivais.