Retimbrar
RETIMBRAR é um vibrante movimento nortuense, atualmente, orquestrado por 8 músicos que procuram pensar e criar a sua música, a partir das tradições musicais portuguesas. Querem um nome para elas e chamam-lhes o TugaBeat – composições que estão enraizadas na diversidade do folclore nacional, na poesia popular e na oralidade – matérias que consideram estar na génese da sua pesquisa e na origem de canções como Pastor à Paisana ou Coisas da Minha Terra.
Partem do ritmo para dar voz e corda às palavras e falam de um quotidiano transformado com a identidade de quem gravita entre a ruralidade e o passo viajado de outras geografias.
Com o marco de criações como Arraial, lançaram o álbum Voa Pé, em 2016. Em 2022, apresentaram Levantar do Chão que celebra um percurso de colaborações, vivido ao longo de dez anos entre oficinas e projetos com coletividades musicais como Ranchos e grupos de Zés-Pereiras. Este novo trabalho despertou a atenção do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (Universidade de Aveiro) e deu origem a Retimbrar pelos Cotovelos, um podcast que conta parte da história do disco; e Retimbrar de Trás p’ra Frente – o documentário (a sair este ano), onde vão dar a conhecer o percurso até Levantar do Chão, a energia que os move, ao vivo e nos bastidores e a comunhão com as pessoas; algo que sempre perseguiram e que querem continuar a semear em cada encontro.
Da passagem por festivais como: FMM Sines, Maré de Agosto – Açores, Lisboa Mistura, Festival dos Artistas de Rua – Novi Sad, Sérvia, Expo Dubai 2020 (2022) e Jazz Sous Les Pommiers – França (2022); ou colaborações que vão do rock e do fado à eletrónica com nomes como Manel Cruz, Teresa Salgueiro, Uxía ou Papercutz – levam o desejo de continuar a desbravar caminho na busca de novos horizontes. Retimbrar foi um dos artistas selecionados para o espetáculo da abertura do Womex 2021.