Ricardo Panela
Natural de Ílhavo, o barítono Ricardo Panela tem-se afirmado como um performer premiado de grande versatilidade, com um repertório que vai desde o período Barroco até à Ópera Contemporânea.
Venceu em 2019 o prémio de Melhor Intérprete no Festival de Ópera Armel, na sequência da sua interpretação do papel Leporello na ópera Don Giovanni de Mozart, no Equador e em Budapeste. É de assinalar que foi a primeira vez que esta obra foi apresentada na íntegra no país Latino-Americano.
Também recentemente, criou o papel de De Valetta, na ópera City of Humanity de Reuben Pace em Malta, ópera essa que foi composta no âmbito da elevação do País a Capital Europeia da Cultura 2018. Ainda em 2018, estreou-se com valorosas críticas na Lilian Baylis House da English National Opera, no papel titular na ópera Mad King Suibhne de Noah Mosley, e também em Espanha, no papel de Lescaut na ópera Manon de Massenet para a Ópera de Valladolid.
Em Portugal, estreou-se no Teatro Nacional de S. Carlos como Oficial na ópera Dialogues des Carmélites de F. Poulenc com encenação de Luís Miguel Cintra e direcção do maestro João Paulo Santos. Regressou mais tarde ao mesmo teatro para interpretar os papeis de Cadeirão e Árvore na ópera L’enfant et les Sortilèges de M. Ravel, e teria interpretado na presente temporada os papeis de Sapateiro e Imperador na Trilogia das Barcas de Joly Braga-Santos, mas a produção foi cancelada devido à pandemia de COVID-19.
Outros destaques recentes incluem as estreias em Londres das óperas Don Chisciotte (Sancio Pancia) de S. Mercadante, na Leighton House Museum, e da ópera Los Martirios de Colón (Colon) de Federico Ruiz, no Southbank Centre. Do seu repertório constam, entre outros, os seguintes papéis: Valentin em Faust (Opéra Valladolid), Harlekin em Ariadne auf Naxos e Malatesta in Don Pasquale (ambas para o Longborough Festival Opera), Marcello em La Bohème (Regent’s Opera) e Figaro em Il Barbiere di Siviglia (Westminster Opera).
Ricardo foi recipiente durante dois anos consecutivos de uma Bolsa de Aperfeiçoamento Artístico da International Opera Awards Foundation. Estudou com Juracyara Baptista, António Salagado, Laura Sarti e, actualmente, com Sherman Lowe.