Rita Maria & Filipe Raposo

Rita Maria
Rita Maria (Lisboa, 1984) iniciou os estudos musicais aos oito anos e aos catorze dedicou-se à aprendizagem do jazz. Estudou violino e canto lírico no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, Jazz na Escola de Jazz do Barreiro, ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo) Porto e também na Berklee College of Music em Boston como aluna bolseira.
Passou parte da sua vida adulta entre Portugal, Estados Unidos e Equador.
A sua voz deambula entre a improvisação do Jazz e a nostalgia do Fado, o experimentalismo, a fusão com World Music e o Rock.
Ao longo de seu percurso artístico tem partilhado o palco com músicos como Mário Laginha, Carlos Bica, Filipe Raposo, Nuno Costa, João Paulo Esteves da Silva, André Fernandes, Albert Sanz, Afonso Pais, Mário Franco, Luís Figueiredo, José
Eduardo, João Barradas, Sara Serpa, André Matos, Paula Sousa, Elias Meister, Ziv Ravitz, Cris Case, Yago Vázquez, Alex Alvear, Igor Icaza, María Tejada, Donald Régnier, entre outros. Já colaborou com as Orquestras OJM (Orquestra de Jazz de Matosinhos), OHCP (Orquestra do Hot Clube de Portugal) com John Hollenbeck e Perico Sambeat, BBJ (Big Band Júnior) e Orquestra Andina (Equador).
Já participou de gravações com e para artistas como Elias Meister, Yeray Jiménez, Nuno Costa, João Firmino, Afonso Pais, Kiko Pereira, Luís Figueiredo, Amélia Muge, Rão Kyao, Lars Arens Band Larga, Dixie Gang, Sayuri Shimizu e Big Band Júnior. Participou e gravou no projecto solista do músico e compositor equatoriano Igor Icaza e também com o grupo de Rock Equatoriano Sal y Mileto.
Desde 2015 é cantora da banda Stockholm Lisboa Project (World music) tendo gravado o disco Janela em 2016.
Lançou em Novembro de 2016 com o guitarrista e compositor Afonso Pais o disco Além das Horas pela ENJA Records.
É cantora da banda Saga Cega, que lançou o seu álbum de estreia “À Deriva” em Abril de 2017.
Recebeu o Prémio de Artista do Ano, Prémios RTP/Festa do Jazz 2018.
Lança o álbum do projecto Círculo, em Janeiro de 2020: fruto do trabalho composicional colaborativo do trio composto por Rita Maria, Luís Figueiredo no piano, sintetizadores e percussão, o contrabaixista Mário Franco.
Este trio dá origem à fundação da Editora RODA Music Independent Label que se estreia com ‘Círculo’ e que, durante o ano de 2020, completa já três edições.
Ultimamente, tem desenvolvido o seu trabalho artístico com o pianista e compositor Filipe Raposo, tendo lançado o primeiro disco do duo em Agosto de 2018 ‘Live in Oslo’. A dupla lançou recentemente o seu segundo disco ‘The Art of Song vol.1 – When Baroque meets Jazz’, em Novembro de 2020.
A cantora integra atualmente também um novo trio colaborativo, o Quang Ny Lys, com o guitarrista Mané Fernandes e o saxofonista João Mortágua que se estreou em Outubro de 2020 na primeira edição do Festival “O Jazz tem Voz”.

Discografia

Øcre – Filipe Raposo – ed. Autor, 2019
Histórias do Jazz em Portugal – André Sousa Machado – HCP, 2019
Círculo – Rita Maria, Luís Figueiredo e Mário Franco – Roda Música, 2019
The Art of Song vol. 1 – When Baroque meets Jazz – Rita Maria e Filipe Raposo – Roda Música, 2020

Filipe Raposo
Filipe Raposo (Lisboa, 1979) é pianista, compositor e orquestrador.

Iniciou os seus estudos pianísticos no Conservatório Nacional de Lisboa. Tem o mestrado em Piano Jazz Performance pelo Royal College of Music (Stockholm) e foi bolseiro da Royal Music Academy of Stockholm. É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Tem colaborações em concerto e em disco com alguns dos principais nomes da música portuguesa: Sérgio Godinho, José Mário Branco, Fausto, Vitorino, Janita Salomé, Amélia Muge, Camané, Carminho, Rita Maria, Maria João.
Desde 2004 tem colaborado com a Cinemateca Portuguesa como pianista, para a qual gravou a banda sonora para as edições em DVD de dois filmes do Cinema Mudo português: em 2017 foi lançado “Lisboa, Crónica Anedótica” de Leitão de Barros, tendo ganho uma Menção Honrosa no Festival Il Cinema Ritrovato em Bolonha, e em 2018 “O Táxi no 9297” de Reinaldo Ferreira, em 2020 “Frei Bonifácio” e “Barbanegra” de Georges Pallu.
Filipe Raposo compõe habitualmente bandas sonoras para cinema e teatro. Em parceria com artista visual António Jorge Gonçalves tem desenvolvido uma investigação artística sobre o nascimento da arte.
Em nome próprio já editou os discos:

First Falls (2011) – Prémio artista revelação Fundação Amália — considerado também um dos 13 melhores discos do jazz português pela revista TimeOut Lisboa;
A Hundred Silent Ways (2013)
Inquiétude (2015)
Rita Maria & Filipe Raposo Live in Oslo (2018)
Øcre (2019)