Ronda dos Quatro Caminhos com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e Amigos

A associação da Ronda dos Quatro caminhos à Orquestra Sinfónica Portuguesa ao Coro do Teatro Nacional de São Carlos e ainda a amigos minhotos, galegos e Transmontanos, resultou no álbum Tierra Alantre que marcam as três décadas de atividade do grupo.

A Ronda dos Quatro Caminhos foi criada em 1983 tendo como matriz principal a recriação das tradições musicais portuguesas. E nestes mais de trinta anos de intensa atividade, fez largas centenas de concertos por todo o país e pelo estrangeiro, gravou 15 discos, contribuiu para a preservação e divulgação do Cancioneiro Tradicional e dos Instrumentos Regionais.

Desde o seu primeiro disco (Ronda dos Quatro Caminhos), editado em 1984 e de imediato publicado em vários países europeus, que o trabalho do grupo se caracteriza por um trabalho de recriação das canções regionais.

Em 1985, o segundo disco Cantigas do Sete-Estrelo confirma a popularidade do grupo e os concertos ao vivo sucederam-se. No Natal do ano seguinte, é editado o terceiro álbum (Canções Tradicionais Infantis) que contou com a participação da Tété e do ator Mário Viegas, e que tinha como intenção fazer chegar a a música tradicional às crianças. Em 1986 é publicado o quarto trabalho, Amores de Maio.

Em 1987 o grupo atuou já um pouco por todo o mundo, concretizando a ideia de fazer um disco de fados regionais, dando origem ao álbum Fados Velhos.

Em 1989 é publicada a antologia O Melhor da Ronda, e em 1991 o grupo edita o sétimo álbum da sua carreira: Romarias. Faz mais de 70 concertos no país e no estrangeiro.

Em 1993, no Teatro Municipal S. Luís, em Lisboa, o grupo apresenta o seu primeiro concerto com a intenção de uma gravação ao vivo. O espetáculo Uma Noite de Música Tradicional, para além do memorável êxito que obteve, resultou ainda no oitavo disco.

Em 1997, é editado o CD Recantos, agora com uma sonoridade mais urbana e conceptual, gravado em Lisboa e em Madrid, e em 1999 é publicado Outras Terras, que reflete já as vivências de tantas e tantas viagens.

Em Novembro de 2000, no Teatro Garcia de Resende em Évora, o grupo gravou de novo ao vivo o que viria a ser o primeiro CD duplo da sua carreira – Alçude.

Em 2003, e após dois anos e meio de trabalho, a Ronda publicou o seu mais ousado trabalho, Terra de Abrigo, um disco exclusivamente dedicado ao Cante Alentejano, com a participação da Orquestra Sinfónica de Córdoba, oito Grupos Corais do Alentejo, e ainda as participações da marroquina Amina Alaoui, da cantora de flamenco Esperanza Fernandez, do guitarrista José António Rodriguez, e também de Pedro Caldeira Cabral e Kátia Guerreiro.

Em Janeiro de 2004 o grupo apresentou o projeto Terra de Abrigo no grande auditório do Centro Cultural de Belém, em dois concertos que deram origem à publicação de um DVD com o mesmo nome.

Em 2007, com a participação das Adufeiras de Monsanto, o Grupo Coral Guadiana de Mértola, os Cantares de Évora, o Coro Polifónico Eborae Musica, e o Quarteto de Cordas Opus 4, é publicado o CD Sulitânia, na sequência de um convite dos Municípios de Évora, Mértola e Idanha-a-Nova.

Em 2014, o grupo grava o CD Tierra Alantre, uma vez mais ao reencontro da música erudita. O disco, dedicado à música regional de Trás-os-Montes, Minho, e Galiza, foi integralmente gravado com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e com o Coro de Ópera do Teatro Nacional de S. Carlos.

Ainda em 2014, o grupo apresenta-se ao vivo no Teatro Nacional de S. Carlos, acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e pelo Coro de Ópera do Teatro Nacional. O concerto, esgotado, foi transmitido em direto para todo o mundo pela RDP, e constituiu uma das noites mais memoráveis da carreira do grupo.