Taleguinho
Criado em 2014 por Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, o Taleguinho define-se como um “projeto de intervenção cultural para o público infantil”. Tem como objetivo estimular nas crianças o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais, afetivas e criativas, através do canto, das histórias, das lengalengas e trava-línguas.
O nome Taleguinho foi escolhido “por associação ao talego, designação dada no Alentejo aos sacos feitos das sobras de tecidos, com o propósito de levar a comida para o trabalho no campo, guardar o pão ou os cereais e leguminosas secas.
Segundo os Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, tratava-se de um objeto que passava de mães para filhas. De certa forma, representa uma passagem de memória para a geração seguinte, o que se encaixa com o propósito do projeto: passar uma memória, um legado sonoro e musical.
As apresentações do Taleguinho resultam na construção de uma teia de cumplicidades com o público, que tendo a sonoridade dos instrumentos tradicionais está sempre presente, é criada através dos sons, das palavras, gestos, as imagens e dos silêncios.