Tracy Vandal & John Mercy
A parceria entre a vocalista escocesa Tracy Vandal (Tiguana Bibles) e do multi-instrumentista João Rui (John Mercy, a Jigsaw) é bastante frutífera. Dela resultou, até ver, o álbum “Midnight Presents”, um disco para degustar lentamente, se possível à lareira acompanhados do breu do céu.
Trata-se de um projeto feito de memórias e raízes, através de canções que influenciaram músicos que transformaram o panorama musical alternativo. São canções que influenciaram artistas como Tom Waits, Johnny Cash, Nick Cave entre tantos outros. Este álbum assegura que estas canções são devolvidas à vida através dos olhos e da arte de Tracy Vandal e John Mercy, para que possam seguir o seu caminho e continuar a inspirar outras gerações de escritores e cantores, com um toque vincadamente seu.
Tracy Vandal escolheu intencionalmente canções que são originalmente interpretadas por homens de forma a encontrar uma outra perspetiva, mas nunca sem deixar que o tema se desenquadre do espectro das canções mais negras do Folk Americano. São histórias de perda, injustiça, redenção e que lidam também, inevitavelmente, com a perda do amor.
Ao vivo, são acompanhados por um naipe de músicos invejável: no baixo Pedro Antunes (Bunny Ranch, Wipeout Beat, Subway Riders, Psicotronics, John Mercy & The Dead Beats), nas teclas Sérgio Costa (Belle Chase Hotel, Animais, Mancines, Millions) e na bateria por Luis Formiga (Animais, Mancines, John Mercy & The Dead Beats)