Trio Tarantella
O Trio Tarantella nasceu em 2014, fruto natural da amizade entre o flautista Tiago Canto, a clarinetista Susana Valente e o pianista Pedro Ramos, músicos que já por diversas vezes tinham trabalhado juntos. A cumplicidade existente entre os três juntou-os em Trio, e ela é não apenas visível nas actuações mas também audível, influindo necessariamente sobre a sua sonoridade.
Para além do evidente prazer que a música proporciona aos seus elementos e que promete contagiar o seu público, o Trio interessa-se por uma grande diversidade de estilos e de épocas, procurando abranger um vasto reportório que se estende do período Barroco aos nossos dias, passando por diversas geografias musicais. O Trio tem também estreado com regularidade obras de compositores contemporâneos
O Trio Tarantella já se apresentou em vários concertos e em salas de referência, de que são sonante exemplo o CCB e o Palácio Foz, além de se ter já estreado no estrangeiro, no XXXI Festival Ibérico de Música de Badajoz. Outras apresentações incluem dois recitais com transmissão directa para a Antena 2, no Auditório do ISEG em 2015 e no Teatro da Trindade, integrado no Festival Antena 2 em 2017, bem como a participação no programa Grande Valsa da RTP2 na Casa da Música do Porto.
Sempre com um acolhimento caloroso por parte do público, e alvo das melhores críticas, o Trio Tarantella continua a trabalhar, tendo já agendados vários recitais de apresentação do seu primeiro CD que contou com o apoio da Fundação GDA.
Tiago Canto | Flauta: Iniciou os estudos no Conservatório de Música da Madeira em 1999 com a Prof. Orsolya Botrágyiné em Flauta Bisel. Em 2009 ingressou no Curso Profissional de Instrumentista na classe de Flauta Transversal da Prof. Eva Rodrigues e na Música de Câmara do Prof. Robert Andres.
Em Julho de 2010 terminou o Curso Especializado em Flauta de Bisel no CEPAM com 19 valores com o Prof. Agostinho Bettencourt (8º Grau).
No início de 2010 estudou flauta com Peeter Malkov e Tarmo Johannes, em Tallinn, Estónia.
Terminou a Licenciatura em Música – Flauta Transversal – na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do Prof. Olavo Barros. Paralelamente frequentou a classe de Flauta de Bisel com o Prof. Pedro Couto Soares e Cravo. Ainda na ESML teve Música de Câmara com os Prof. Nuno Inácio, Pedro Castro, Fernando Fontes e Paulo Pacheco.
Teve aulas com Vasco Gouveia na FMAC. Actualmente tem aulas com Robert Winn professor na Musikhochschule Köln.
Participou em masterclasses com Jacques Zoon, William Bennett, Vasco Gouveia, Averil Williams, Trevor Wye, Samuel Coles, Koen Dieltiens, Heiko Ter Schegget, entre outros.
É “Bolseiro da Fundação E.D.P. / Orquestra Sinfónica Juvenil” e desempenha as funções de chefe de naipe na OSJ. Integra diversos conjuntos de câmara, em particular o Trio Tarantella com os quais se apresenta regularmente em concertos.
Foi finalista no Concurso de Jovens Intérpretes do MusiCaldas’12.
Em 2003 participou no IV Concurso Infantil do Conservatório, tendo ganho o 1º lugar no terceiro nível.
Colaborou com a Orquestra Clássica da Madeira e CAM – Gulbenkian.
Apresentou-se a solo com a Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Sinfónica da ESML e Camerata Silva-Dionísio com a qual gravou um CD com uma peça a solo.
Susana Valente | Clarinete: Iniciou os estudos musicais em Estarreja, tendo concluído o curso geral de clarinete no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian em 1996. Nesse mesmo ano ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa onde estudou clarinete com os professores Carlos Alves e Manuel Jerónimo e música de câmara com os professores Andrew Swinnerton, Fernando Fontes e Olga Prats. Terminou a licenciatura em 2001 com 19 valores em clarinete e 20 valores em música de câmara, tendo sido considerada a melhor aluno do Instituto Politécnico de Lisboa nesse mesmo ano.
Foi Solista A e ensaiadora de naipe da Orquestra Sinfónica Juvenil, com a qual se apresentou a solo, tendo efectuado inúmeros concertos no continente e arquipélagos.
É membro fundador do Quinteto de Sopros Dialogue e do Trio Davis com o qual se deslocou à Índia em 2007 para a realização de concertos e masterclasses.
Concluiu em 2011 o mestrado em clarinet performance na California State University-Fullerton, sob a orientação do professor Håkan Rosengren.
Gravou para RDP-Antena 2, com a pianista Ana Carolina, no âmbito do programa “Jovens na Música” e apresentou-se em directo, também para a Antena 2, com o soprano Marisa Figueira e o pianista Nuno Vieira de Almeida, com o Ensemble Clarinete Modus, com o Ensemble Impromptu e com o Trio Tarantella; com este último agrupamento participou ainda no programa Grande Valsa da RTP2 na Casa da Música no Porto.
É professora de clarinete no Conservatório Regional de Setúbal e integra o Ensemble Clarinete Modus e o Trio Tarantella.
Pedro Ramos | Piano: Natural de Lisboa, Pedro Loureiro de Sousa Ramos iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Cecília aos nove anos de idade. Prontamente, demonstrou interesses que excediam a esfera clássica, como jazz e improvisação. Estudou piano com Carla Seixas e composição com Pedro Faria Gomes.
Terminou o curso complementar de Formação Musical com nota máxima a instrumento e 19 valores a Composição e Formação Musical.
Integra o coro Gulbenkian em 2008, ano em que é admitido na Manhattan School of Music (Nova Iorque). Aquando da sua estadia nos E.U., participa em vários ensembles corais, como os Upper West Sound e os Schola Cantorum, e as suas obras são estreadas em Manhattan, Lisboa e Bruxelas. Prossegue os seus estudos de piano com Lisa Yui e de Composição com Susan Botti e Nils Vigeland. Licencia-se em Classical Composition com distinção em Maio de 2012.
Desde o seu regresso a Portugal, fundou os Lisboa a Cappella, que integra e dirige regularmente, fundou a Associação Cultural Notas de Palco, à qual preside, e tornou-se maestro assistente da Orquestra Sinfónica Juvenil.