Joana Espadinha licenciou-se em Direito, na Universidade Nova de Lisboa. Depois de concluir a licenciatura, Joana iniciou os seus estudos musicais no Hot Clube de Portugal tendo, em 2006, ingressado no Conservatório de Amesterdão, onde estudou Jazz.
Assim que terminou o curso em Amesterdão, começou a lecionar Canto Jazz na Escola de Jazz Luís Villas-Boas – Hot Clube de Portugal e no curso de Jazz da Universidade de Évora.
Nos primeiros anos da sua carreira, a sua escrita musical foi evoluindo de Jazz puro para outros géneros como a inclusão de características pop, rock e folk.
Em 2014 lançou o seu primeiro disco como cantautora intitulado “Avesso” e, em 2018, com produção de Benjamim, lançou o seu segundo disco com o título de “O Material Tem Sempre Razão”, com o qual se apresenta em concertos por todo o país.
No ano de 2018, participou no Festival RTP da Canção como intérprete da música “Zero a zero”, de Benjamim. Em 2019, o seu tema “Leva-me a dançar” foi nomeado para o Prémio Autores na categoria de melhor tema de música popular. Em 2021, Joana Espadinha lança o seu terceiro álbum, intitulado de “Ninguém nos vai tirar o sol”, novamente com produção de Benjamim. Já em 2022, volta a participar no Festival RTP da Canção, desta vez como compositora da canção “Ginger ale”, interpretada por Diana Castro. Em 2024, Joana Espadinha lança o seu quarto disco de originais, “Vergonha na Cara”.
Paralelamente compõe para outros artistas, tais como Cláudia Pascoal, Carminho, Sara Correia, Luís Trigacheiro, Elisa Rodrigues, Sofia Vitória e Marta Hugon, entre outros.