Skip to content
Catálogo Edições Fonográficas Fundação GDA
  • Discos
  • Artistas
  • Sobre

Tcheka

Tcheka, nascido Manuel Lopes Andrade, num pequeno e remoto local da ilha de Santiago, Cabo Verde, a 20 de Julho de 1973, criou um estilo único e requintado que é um testemunho das influências globais que abraçou.

A sua essência é impossível de compreender, e muito menos de definir – ele não é modernista, nem tradicionalista, e a sua música resiste a qualquer categorização ou comparação fácil. Ao mesmo tempo que faz referência a múltiplos géneros de Cabo Verde (batuku, funaná, finason, tabanka, morna e coladera), a música de Tcheka é também uma intersecção movimentada de pop brasileiro e africano, formas tradicionais, folk, jazz, blues, rock, literatura, antropologia e cinema. Nunca é só cabo-verdiano, nunca é só música, mas é sempre cativante.

O quinto álbum de Tcheka, Boka Kafé, lançado em 2017, é composto por peças solo que destacam a sua forma inimitável, domínio da guitarra e voz inconfundível.

Em 2024, Tcheka lançou o álbum Spera Mundo, onde reivindica a sua liberdade criativa como uma evolução da música que conhecemos de Cabo Verde: uma divergência, uma abertura muito pessoal e única, como um “aspecto inesperado da crioulização”. Os músicos de jazz dos quais se cercou para Spera Mundo têm a missão de responder às injunções da sua visão.

  • Spera Mundo
2025 © FUNDAÇÃO GDA
FUNDAÇÃO GDA