Tateabilidade

Distribuição

Edição de autor

Ficha Técnica

“Tateabilidade” é um ciclo de cinco obras, compostas e interpretadas por Hugo Vasco Reis, desenvolvidas através do ato da experimentação, que relacionam a guitarra portuguesa, objetos, eletrónica e o sentido do tato.
A guitarra portuguesa é colocada em cima de uma mesa e o discurso sónico é construído através da sua interação com a eletrónica e com os vários objetos que a rodeiam, tais como pedras, cordas, borrachas, limas, plásticos, arcos, e.bows, folhas de alumínio, copos, altifalantes e microfones.
A única interpretação fixa com o propósito de preservar é este registo fonográfico. Nas apresentações ao vivo, não se trata de uma preservação, mas sim de possibilidades táteis de experimentação que acontecem no momento e que conduzem o discurso a formas sonoras inesperadas.
“Tateabilidade” é uma imersão sonora na qual todos os sons acústicos e eletroacústicos têm original na guitarra portuguesa, apresentando-se aqui de uma forma menos convencional em relação à sua tradição. A coexistência sónica assume uma estrutura livre e não sincronizada, onde o tato, a experimentação e a escuta, encorajam uma abordagem que reflita a prática contemporânea e estimule o ouvinte para refletir sobre as possibilidades sonoras do instrumento.

Todas as composições e interpretações de Hugo Vasco Reis

Gravação e Edição: Hugo Vasco Reis
Mixagem e Masterização: Suse Ribeiro
Gravado em: Zurich University of the Arts (ZHdK)